Notícias

Como encontrar o local perfeito para o seu casamento

Quando você imagina o casamento dos sonhos o que vem à sua cabeça? Qual é o local favorito dos noivos? Com quem este momento será dividido? Como será a decoração? Que tipo de música será tocada?

---

O casamento é um momento único e deixá-lo com a cara dos noivos o tornará ainda mais especial, divertido e agradável. Para isso, um bom local para a realização da festa e da cerimônia é fundamental. Segundo Fernanda Floret, Design de Moda com especialização em Eventos e Cerimoniais, que escreve desde 2008 o Blog Vestida de Noiva, um casamento com a cara dos noivos começa com um lugar perfeito para casar que combine com eles.

---

Atualmente, as opções para realização de um casamento são muitas: em casa, na praia, na fazenda, em um restaurante, hotel, num lugar histórico, no espaço de festas! Com tantas opções os noivos precisam pensar em alguns detalhes relativos ao casamento que determinarão o melhor lugar para sua realização, como por exemplo: o número de convidados, horário e tipo da cerimônia e a relação custo-benefício. A análise destes itens aliada ao estilo dos noivos é imprescindível antes de fechar o contrato.

---

Confira abaixo algumas dicas que facilitarão sua escolha:

Número de convidados

Um detalhe importante na hora de escolher o local do casamento é saber a quantidade de pessoas que serão convidadas e quantas pessoas o local pretendido comporta. Será uma festa apenas para família e poucos amigos? Então escolha um local que comporte bem os convidados sem sobra excessiva de espaço para não dar ideia de “vazio”. Agora se você deseja uma festa grande e com muitos convidados, então opte por um local amplo, com estacionamento espaçoso, onde as pessoas possam circular sem grandes limitações.

---

Na hora da escolha você deve levar em consideração não só o número de convidados sentados, mas também os espaços destinados para bar, pista de dança, palco, mesa de doces e café, pontos de buffet e lounge. Se você optar por mesas e cadeira para todos, observe se ficarão bem distribuídas e com espaço suficiente para que os garçons circulem com tranquilidade entre elas.

---

Se houver cerimônia no local o cuidado com o espaço deve ser redobrado. Lembre-se de que é necessário espaço para o corredor de entrada, altar, padrinhos, fotógrafos e músicos.

---

Estilo do casamento

Assim como existem estilos de casais existem também estilos de casamentos: vintage, rústico, campestre, conto de fadas, praieiro, coquetel, balada. Os estilos são variados, mas o que realmente importa é o casamento ter a cara dos noivos. O casamento celebra o amor e nada melhor do que fazer da forma como os noivos sempre sonharam! “Abra a cabeça para pensar não apenas nos lugares óbvios de casamento”, afirma Fernanda.

---

O importante é ter em mente que cada estilo de casamento combina com um local e horário específicos, veja abaixo.

---

Horário do casamento

Casamentos de dia pedem um lugar mais aberto, ao ar livre, com espaço maior para circulação de convidados e que valorize a luz natural do sol. Casar de dia pode ser uma alternativa interessante para os casais discretos, tranquilos e que dispensam a agitação e o glamour. Além disso, os casamentos de dia rendem lindas fotos! Algumas sugestões de locais para um casamento de dia são: fazenda, chácara, praia, um lugar histórico.

---

Já para os casamentos durante a noite os locais mais indicados para recepção são: salão de festas, hotel, restaurante, ou seja, um local mais fechado e um pouco mais formal. A noite é bem propícia ao ambiente de festa e dança.

---

Relação custo-benefício

Os noivos já se preocupam com tantas coisas, não é mesmo?! Além de roupas, decoração, buffet, música, bolo, você não quer se preocupar com o Alvará do Corpo de Bombeiros ou a Lei do Silêncio, certo? Por isso, o importante é procurar um local que facilite a sua festa e que esteja de acordo com a lei. Segundo Fernanda, existem algumas facilidades que os espaços para festas podem cumprir e você deve estar atenta a elas antes de fechar o contrato.

---

Prefira locais com:

  • Espaço para carga e descarga;
  • Equipe de trabalho própria (recepcionistas, seguranças, manobristas, limpeza). Verifique se estes serviços já estão inclusos no valor cobrado;
  • Mobiliário próprio – mesas, cadeiras, aparadores, sofás. Verifique o estado destas peças;
  • Espaço externo agradável, bem cuidado e organizado para receber os convidados e realizar fotos;
  • Cozinha em bom estado da estrutura e higiene;
  • Banheiros e fraldário conservados;
  • Segurança: estacionamento, localização, controle de convidados mediante lista, câmeras;
  • Sala de apoio para fornecedores e profissionais que estarão envolvidos na realização do casamento;
  • Ar condicionado, climatizadores, ventilação.

---

Os locais também devem cumprir alguns detalhes estabelecidos em Lei. Fique atenta:

  • Alvará de funcionamento;
  • Laudo do Corpo de Bombeiros;
  • Itens de emergência (saídas, extintores e geradores elétricos);
  • Cumprimento da Lei 11.986, de 16/1/96 e Lei do Silêncio Urbano – PSIU;
  • Acesso para deficientes;
  • Destino correto do lixo produzido.

---

Verifique:

Horário para montagem e desmontagem: o ideal é que o salão seja liberado para montagem pelo menos 6 horas antes do evento. A festa deve durar de 6 a 8 horas e a desmontagem acontecer logo após o evento. Verifique também se no local haverá alguém para recepcionar os fornecedores durante o dia.

---

Importante:

Busque referências de quem já contratou o local e faça uma visita quando o espaço estiver decorado, assim você consegue ter uma idéia melhor de como ele ficará para a sua festa. Após a decisão ser tomada é importante que aquilo que foi negociado esteja em contrato. Além disso, você deve se informar sobre a política de cancelamento.

---

Fonte: dicasdemulher.com.br