Notícias

O que fazer depois que você ficar noiva

Parabéns noiva! Agora é para valer, não é? Então aproveite para organizar os detalhes da festa do ano e ainda aproveitar os últimos meses como ‘solteira’. E olha que esse tempo passa rapidinho – apesar de você sentir que não vai chegar nunca.

 

Bom, agora que a festa do noivado já foi feita, a família inteira está sabendo, é a hora de você se programar. E fizemos um especialzão sobre o que você deve fazer de agora em diante.

 

Fiquei noiva. E agora?

 

Lista de convidados: é a parte mais importante. Já pensou que o seu orçamento, espaço, docinhos, etc vão depender disso? A lista é que determina. ;)

 

Orçamento do casamento: seus pais e sogros irão ajudar? Você e seu noivo vão bancar tudo? Defina isto com o seu noivo e converse também com os pais. A melhor maneira é deixar claro para todo mundo. Seja realista: lembre-se de levar em conta fatores como a casa nova, lua de mel. Separe parte da verba para isto também.

 

Época do casamento: calor, frio, praia, campo, cidade, dia, noite… Confira as épocas de chuva e calor/frio intenso. Lembre-se de checar locais de acordo com os dois itens acima.

 

Corpo: em seis meses você vai ver o vestido. Quer dar uma enxugada? Este é o momento. ;) Sem contar que o exercício ajuda a relaxar e manter você tranquila neste tempo.

 

 

O que definir 1 ano antes do casamento

 

Lista dos fornecedores: pesquise em blogs, veja fotos, converse com as amigas, e faça uma lista dos fornecedores que você gostaria. O Casar.com tem mais de 300 experts, confira.

 

Tema da festa: comece a pensar o que você quer. Um casamento moderno, rústico, clássico? O que é prioridade para você? Lembre-se de falar sobre coisas que remetem à sua história, estilo, e das coisas que mais gosta.

 

Visita de locais: veja onde você quer casar, visite os espaços, procure algo que tenha tudo a ver com os noivos.

 

Cerimônia: se for igreja, comece a busca e reserve a data. Algumas são muito requisitadas e pedem até dois anos de antecedência de lista de espera.

 

 

O que organizar 8 meses antes da cerimônia

 

Escolha de local: é importante saber onde você quer casar. Neste momento já é importante este item estar certo. Assim, já consegue definir todo o resto.

 

Assessora de casamento: uma pessoa que vai acompanhar você por todos os passos do seu casamento. O grande dia será parte do trabalho dela. Confie na opinião da sua assessora.

 

Visita aos fornecedores: comece a escolher os fornecedores do seu casamento. Faça testes, experimente, faça degustações, e veja se eles têm tudo a ver com o casal.

 

 

O que organizar 6 meses antes do casamento

 

 

Convide os padrinhos: é comum fazer caixinhas com um kit para convidar os padrinhos, organizar uma festa ou um chá da tarde. Faça algo bacana para seus melhores amigos. Convide também pajens e daminhas.

 

E-session: se o casal quiser fazer uma sessão de fotos, este pode ser o momento. Inclusive, o save the date pode vir daí.

 

Save the date: envie um save the date para seus amigos. Quem for viajar para a festa já reserva hotel, passagem, pedir folga, etc. Faça a imagem para enviar no WhatsApp ou grupo do Facebook.

 

Vestido da noiva: pesquise estilistas ou marcas para você e as daminhas. Leve em consideração o seu estilo e o da festa. O ideal é começar a fazer nesta época, porque sempre precisa de ajustes mesmo se o modelo for pronto.

 

Sapato: com o local definido, você já pode escolher o sapato de acordo com a altura do noivo. Faça as provas do vestido com ele para acertar bem a barra. Use em casa esporadicamente para lacear e não machucar no dia.

 

Comes e bebes: defina o buffet do casamento. Faça degustações e já defina a lista de bebidas, barman, etc.

 

Bolos e docinhos: faça degustações e escolha os docinhos e bolo de acordo com o estilo da festa.

 

Decoração: contrate a decoração da cerimônia e da festa. Veja as flores da época, como você quer o caminho até o altar (flores, velas, fitas..?).

 

Iluminação: você vai querer iluminação para a festa com luzinhas, de pista de dança, castiçais…? Isto também está relacionado à decoração.

 

 

O que organizar 5 meses antes da festa de casamento

 

Foto e vídeo: converse com fotógrafos e já feche o contrato com eles. Escolha bem e não confie no “é baratinho mas sai bonito”. O que mais você quer são as fotos para recordar depois, não é?

 

Música: a sua cerimônia terá músicos, coral, banda de amigos? E a festa? Já defina o que terá, o estilo de música que anima você e seu noivo e, claro, os convidados. Lembre-se de escolher músicas para diversos momentos da cerimônia: entrada dos padrinhos, noivos, pajens e daminhas, saída, etc.

 

Site de noivos: principalmente se seus convidados morarem longe, o site de casamento pode ter diversas informações. Conte com a ferramenta para criar diversas abas e muita informação.

 

Lista de casamento: no site de noivos, você pode criar a sua lista de casamento para ganhar presentes em dinheiro ou em cotas de lua de mel.

 

Novo enxoval: provavelmente você já vai ganhar muita coisa assim que anunciar o casamento. Mas o ideal é começar a dar uma cara à sua casa nova neste momento. Se fizer no exterior, agora é a hora, mais para frente você terá muitas coisas para definir.

 

Convites: parece um detalhe, mas define aos convidados o estilo de roupa que eles irão usar e o convite passa a impressão de como será o casamento, que pode ser descolado, moderno, clássico, etc. Envie a lista de convidados à empresa assessora ou empresa de convites.

 

 

O que organizar 4 meses antes da festa de casamento

 

Caligrafia do convite: contrate a calígrafa para escrever os nomes no envelope e envie os convites.

 

Alianças: visite os joalheiros que gosta, experimente modelos que fiquem bons nas mãos de vocês. Se forem mandar fazer personalizado, este é o momento. Caso já usem aliança de noivado, é legal mandar para polir.

 

Lua de mel: este é o momento ideal para comprar as passagens com preços bacanas, definir o local, reservar hotel com antecedência. Se não quiser presentes, que tal cotas de lua de mel para receber dos amigos?

 

Chá bar ou chá de panela: padrinhos podem organizar. Veja quem ficará encarregado disse e já monte um grupo no WhatsApp e saia depois. Peça para marcarem a data o quanto antes.

 

 

O que organizar 3 meses antes do casamento

 

Envie os convites: selecione os convites que serão enviados pelo correio e em mãos. Organize-se para pegar todos os endereços.

 

Cabelo e maquiagem: reserve um horário com o profissional para fazer teste de cabelo e maquiagem. Fotografe todos os ângulos e, claro, já marque a data com ele. Se as madrinhas forem se maquiar no local, contrate assistentes também.

 

Dia da noiva: reserve o dia da noiva em um salão próximo ou com o seu maquiador e cabeleireiro para irem ao local.

 

Casamento civil: confira as papeladas, passe no cartório, marque a data e tudo o que for necessário.

 

 

O que organizar 2 meses antes do casamento

 

Lembrancinhas e detalhes: essa é a hora de pensar que tipo de lembrancinha você vai querer, rasteirinhas, caixinha de doces, e tudo mais. Aqui também entra cabine fotográfica, mesa de poker, etc, use a criatividade.

 

Carro: qual carro irá levar a noiva até a cerimônia? Combine se o motorista fica até o fim da festa para levar os noivos ao local da noite de núpcias.

 

A despedida de solteiro: vocês vão fazer uma grande viagem juntos com amigos? Vão separados? Ficarão na cidade? Você escolhe o lugar, os padrinhos escolhem como será. ;)

 

 

O que organizar 1 mês antes do casamento

 

Acessórios: tenha o acessório de cabelo, joias, lingerie em mãos.

 

Documentos para lua de mel: veja se os documentos da viagem estão em dia.

 

++ 5 passos para organizar antes de sair para lua de mel

 

Reserve o hotel da noite de núpcias: nunca se sabe a ocupação da cidade, é melhor garantir e reservar bem antes.

 

 

O que organizar 2 semanas antes do casamento

 

Serviços: confirme todos os serviços, veja se está tudo alinhado.

 

Provas: Faça a prova do vestido com todos os acessórios, sapato, etc.

 

Compras para casa nova: providencie uma compra básica para a casa nova.

 

Cabelo: faça o último corte de cabelo, você e o noivo, e hidrate.

 

Lua de mel: confirme tudo da viagem, prepare as malas e separe os documentos.

 

 

O que fazer 2 dias antes do casamento

 

Beleza: faça depilação, manicure, massagem. Aposte em algum momento de relaxamento.

 

Vestido: Busque o vestido

 

Fonte: Casar.com