Notícias

Quem leva a noiva ao altar?

 Os tempos e os costume mudam e vão evolucionando, e tem muitas formalidades que foram sendo flexibilizadas dando espaço a expressões mais de acordo com as novas modalidades e enfoques de famílias: tanto quanto a idade para se casar, a identidade do chefe de família ou os papéis emocionais que cada membro cumpre, influem na escolha da noiva sobre quem levará ela ao altar.

Por tudo isso, é cada vez mais frequente ver as noivas sendo levadas ao altar por diferentes pessoas. Deixamos algumas da opções usadas nos casamentos do século XXI:

 

O pai. O mais frequente é que seja ele quem leve a noiva até o altar e entrega ao noivo, como gesto de aceitação da família com o homem com quem sua filha formará uma nova família. É ideal para as filhas que têm uma verdadeira relação emocional com o seu pai.
 
A mãe. Em algumas ocasiões, a chefe da família é a mãe e ela é o apoio e guia na vida da filha. Que a sua mãe leve você ao altar é um gesto emotivo e super bonito. 
Outro membro masculino da família. Se você é mais tradicional e pelo motivo que seja o seu pai não pode te acompanhar, outra opção é que seja um tio, o seu irmão ou o seu avô. 

 

Outra pessoa escolhida por você. As vezes a vida apresenta algumas surpresas verdadeiramente especiais e sem procurar, uma pessoa importante pode ser a sua escolhida para esse momento: um amigo, o novo companheiro/companheira dos nossos pais, a avó ou alguém que sempre esteve por perto em situações agradáveis e outras nem tanto. Por isso, se tem alguém assim na sua vida, pode ser perfeitamente a pessoa que te acompanhe ao altar. 

 

Entrar sozinha. É menos habitual, mas também existem noivas que decidem caminhar sozinha até o altar, como um sinal de confiarem em si mesmas e ignorar algumas regras machistas que a sociedade ainda impõe para as mulheres.

 

Fonte: casamentos.com.br